Menu
logo

Aúdio

  • audio2
  • audio1
  • audio11
  • audio23

 

As soluções de áudio da EMAV permitem uma captação de som de alta qualidade em diversos formatos e com diversos dispositivos. Para além de microfones e mesas de mistura, temos também uma gama de emissores para microfones e mesas de gravação. Para garantir as comunicações entre elementos das equipas, estamos equipados com o que de melhor há no mercado no que respeita a intercomunicações. E para garantir o sincronismo entre imagem e som, uma gama de geradores de Time Code e claquetes digitais.

Microfones

Dispomos de uma gama bastante alargada de microfones com especial ênfase para a captação de diálogos para programas de ficção. Dentro desta gama temos vários modelos das marcas Sennheiser (MKH-416, MKH-816, MKH-50, MKH-60 e MKH-70), Schoeps (CMIT-5U e CMC-6 com cápsula MK-41) e Sanken (CUB-01 e COS-11). Igualmente dentro da linha de microfones RF de condensador temos o Rode NTG-3 que usamos sobretudo na captação de som ambiente nos mais variadíssimos eventos.

Dispomos igualmente de inúmeros microfones para captação de instrumentos, sobretudo da marca AKG (C-401, C-402, C-408, C-409, CK-77, CK-91, CK-97, etc.) bem como para captação de voz da mesma marca e ainda da marca Shure e Electro-Voice.

Especificamente para a captação de ambientes temos ainda conjuntos duplo M/S da Schoeps e soluções surround da DPA.

Mesas de áudio

Marca Sonosax – 9 unidades

Dentro da marca Sonosax dispomos de dois modelos de mesas: a SX-S e a SX-ST; ambas extremamente compactas, portáteis (podem ser alimentadas com baterias), robustas e com faders Penny and Giles. 

O modelo SX-S é uma mesa com 6 entradas, 1 auxiliar e uma saída estéreo. Além disso, o módulo matriz de quatro canais, a pensar nos gravadores de 4 pistas, permite ter mais 4 saídas e 4 entradas de tape return mantendo a capacidade de fazer uma mistura normal estéreo.

O modelo SX-ST é uma mesa com 8 entradas, 8 main busses, 4 saídas de auxiliar, 4 saídas AES/EBU, uma saída estéreo e uma secção de monitorização completa com 5 LED-meters e um sistema completo de comunicações com 2 linhas privadas.

Existe ainda a possibilidade de incorporar na mesa SX-ST um gravador interno de 8 canais que possibilita a gravação num disco interno ou em cartões CF. O gravador trabalha em conjunto com os 8 canais do conversor A/D e pode gravar 8 pistas no disco interno mais duas no cartão CF. O cartão CF também pode ser configurado como espelho do disco interno, e desta forma o cartão fica com uma cópia exata do que é gravado no disco.

Marca Sound Devices – 3 unidades 

Estas mesas são mais pequenas do que as Sonosax e não dispõem de faders o que as torna uma solução muito interessante quando a portabilidade é o mais importante. Temos dois modelos para oferecer: a 302 e a Mix-Pre. 

A mesa 302 é uma mesa extremamente compacta com 3 entradas de microfone mas ainda assim mantendo a mesma qualidade dos circuitos de entrada das mesas maiores.

O modelo Mix-Pre é ainda mais pequeno e dispõe apenas de 2 entradas mas mantem a qualidade dos modelos maiores. Além disso, carece apenas de duas baterias AA para trabalhar.

Emissores

Emissores de microfone

Dispomos de uma gama bastante alargada de emissores de microfone que podemos dividir em três categorias: emissores de bolso, emissores de mão e emissores plug-on. Em ambas as categorias podemos oferecer equipamentos da marca Audio Ltd., Lectrosonics, Sennheiser e Sony. Os recetores usados podem ser portáteis ou montados em rack, existindo vários tipos de antenas para estes últimos consoante a cobertura que se pretenda, mas trabalhando todos com diversity. Podemos fornecer igualmente recetores Lectrosonics ou Sennheiser que têm a possibilidade de ser montados num slot próprio existente em algumas camcorders broadcast.

Emissores de linha

Estes emissores servem sobretudo para fazer circuitos IFB e podem ser das marcas Lectrosonics, Sennheiser e Comtek. Os recetores são fornecidos com auscultadores ou diferentes tipos de in-ear consoante a finalidade a que se destinam.

Gravadores de áudio

Aaton – 1 unidade

A solução da Aaton, mais do que um gravador pode ser considerada uma mesa de áudio com gravação incorporada, mais ainda quando utilizado com o acessório Cantarem que possui 8 faders para controlo remoto.

O operador tem acesso permanente a 9 potenciómetros rotativos e 6 faders lineares para fazer a mistura o que lhe permite controlar facilmente as principais operações deste gravador. 

O gravador tem 9 entradas analógicas, 5 das quais de microfone, e 8 entradas digitais AES/EBU. Em termos de saídas estão disponíveis 2 saídas analógicas simétricas em XLR-5 e 8 saídas digitais AES/EBU. As entradas podem ser gravadas no disco interno ou num disco FireWire externo nas 8 pistas disponíveis. As 8 pistas podem gravar 6 pistas controladas pelos faders mais 2 pistas que podem receber a mistura ou 2 entradas diretas.

Sound Devices – 2 unidades

Dentro desta marca temos para alugar dois gravadores do modelo 744T. O 744T é um gravador digital baseado em ficheiros, ultraportátil, com 4 pistas e time code. O gravador tem 2 entradas de microfone com pré-amplificadores com a qualidade característica da Sound Devices, 2 entradas de linha analógicas e 2 entradas AES/EBU não balanceadas. As entradas podem ser assignadas às pistas disponíveis em 256 combinações possíveis. Em termos de saídas o gravador possui 2 saídas digitais, 2 saídas analógicas e 1 saída de auscultadores. A gravação é feita num disco interno ou num cartão CF.

Sonosax – 1 unidade

O gravador Sonosax é montado na mesa de áudio SX-ST e não pode trabalhar de forma independente. Trata-se de um gravador de 8 canais que possibilita a gravação num disco interno ou em cartões CF. O gravador trabalha em conjunto com os 8 canais do conversor A/D da mesa e pode gravar 8 pistas no disco interno mais duas no cartão CF. O cartão CF também pode ser configurado como espelho do disco interno, e desta forma o cartão fica com uma cópia exata do que é gravado no disco.

Time Code

Utilizando equipamento da aclamada marca Ambient Recording, conseguimos fazer a gestão precisa do time code a ser gerado e gravado numa equipa de gravações. Os equipamentos da família Lockit tornaram-se um standard da indústria neste campo e são usados principalmente em exteriores onde o time code e o sincronismo são críticos. Baseados num oscilador de cristal muito preciso e com compensação de variações da temperatura (TCVCXO) estes sistemas podem ser calibrados no terreno para obter desvios inferiores a +/- 0,1ppm. 

Dentro desta gama possuímos claquetes eletrónicas e geradores portáteis Lockit e Tiny Lockit para uma sincronização perfeita dos equipamentos de uma equipa de filmagens.

Intercomunicação

Intercomunicação por cabo

Dentro desta gama de produtos temos desde sistemas mais simples de 2W (ASL e Altair) com uma base e vários beltpacks até sistemas mais complexos com matrizes de intercomunicação com portas para painéis de intercomunicação e 4W e vários tipos de painéis das marcas Riedel, Clearcom e Trilogy. Temos igualmente equipamentos de conversão 2W – 4W para fazer a interligação dos dois sistemas anteriores.

Intercomunicação via rádio

Temos equipamentos para abordar o tema da intercomunicação via rádio de dois tipos: com rádios portáteis (vulgarmente designados por walkie-talkies) ou com sistemas full-duplex utilizando bases de intercomunicação e belpacks.

Dentro da gama dos rádios podemos oferecer rádios da gama PMR-446 sem necessidade de licença de utilização mas menos potentes ou rádios com potências até 5W para os quais dispomos de frequências atribuídas pela ANACOM para poder operar.

Os sistemas full-duplex têm todas as vantagens de um sistema desta natureza mas menor alcance e estão limitados a um máximo de 4 beltpacks por cada base. Temos equipamento dentro desta linha das marcas Telex, Clearcom e HME. Os equipamentos da Telex e CLearcom trabalham na banda UHF ao passo que os da HME utilizam frequências mais elevadas, na banda dos 2,4 GHz. No caso destes últimos, em vez dos tradicionais beltpacks temos o emissor/recetor instalado nos próprios auscultadores o que lhes confere uma maior portabilidade.